Pesquisar este blog

OLGA SALES

VITÓRIA DA CONQUISTA, BA, Brazil
MEU NOME É OLGA, SOU CASADA E ESTOU NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO HÁ 17 ANOS. MUITOS APRENDIZADOS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS AO LONGO DESSES ANOS. AMO O QUE FAÇO E PROCURO FAZER COM O MÁXIMO DE CARINHO.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Música


A Música na Educação Infantil
Cada um dos aspectos ou elementos da música corresponde a um aspecto humano específico, ao qual mobiliza com exclusividade ou mais intensamente: o ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade; a ordem ou a estrutura musical (na harmonia ou na forma musical) contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental no homem.

2.1. O QUE É MUSICALIZAÇÃO ?

Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma:

Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.

Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.

É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Mársico (1982) comenta que nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.

As atividades de exploração sonora devem partir do ambiente familiar da criança, passando depois para ambientes diferentes. Por exemplo, o educador pode pedir para que as crianças fiquem em silêncio e observem os sons ao seu redor, depois elas podem descrever, desenhar ou imitar o que ouviram. Também podem fazer um passeio pelo pátio da escola para descobrir novos sons, ou aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada lugar.

O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal, plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado, rasgado, jogado no chão). Assim como são de grande importância as atividades onde se busca localizar a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto ou longe). Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.

"Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade.
é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar". Villa-Lobos




O Palhaço Autor: Raquel Martins | Músicas Infantis

O Palhaço

Eu fiz o meu palhaço
Com o dedo na areia
Ficou tão engraçado
Cara de lua cheia

Os olhos a sorrir
E uma boca muito grande
Nariz muito comprido
Parece um elefante, parece um elefante.

Na cabeça uma cartola,
E as mãos que lindas são
Eu pus-me olhar para ele
E disse olá estás bom,
E disse olá estás bom, estás bom.

___________________________________________

Eu vou contar a história do palhacinho Pimpão

Era um palhaço engraçado que só mexia com a mão

Tra lá lá lá lá, tra lá lá lá lá

Era um palhaço engraçado que só mexia com a mão!

É parecida a história do palhacinho Zezé

era um palhaço engraçado que só mexia com o pé

Tra lá lá lá lá, tra lá lá lá lá

era um palhaço engraçado que só mexia com o pé

É engraçada a história do palhacinho zum zum

era um palhaço engraçado que só mexia o bumbum

Tra lá lá lá lá, tra lá lá lá lá

era um palhaço engraçado que só mexia o bumbum!

________________________________________________

Jacaré foi a cidade

Não sabia o que comprar

Comprou uma cadeira velha

Pra comadre se sentar

A comadre se sentou

A cadeira esborrachou

Jacaré ficou chorando o dinheiro que gastou!

_____________________________________________
Jacaré passeando na lagoa (3x)

Viu um peixinho

Abriu a boquinha

1, 2, 3, nhac!


___________________________________________
Eu conheço um Jacaré

Que gosta de comer

Esconda as suas mãozinhas

Senão o Jacaré

Come suas mãozinhas e o dedão do pé!

Obs: Vá cantando e falando as demais partes do corpo...

______________________________________________



Eu fiquei sabendo agora

que a baleia é de assustar!

Ela tem uma boca desse tamanho

pra comer os peixinhos do mar

Mas eu sei de um peixinho

que ela não come não

ela não come a sardinha

porque não sabe abrir a latinha!


_________________________________________

Uma minhoquinha faz ginastiquinha

Duas minhoquinhas fazem ginastiquinha

Três minhoquinhas fazem ginastiquinha

Quatro minhoquinhas fazem ginastiquinha

Cinco minhoquinhas fazem ginastiquinha

Um minhocão faz ginasticão!

Seis minhoquinhas fazem ginastiquinha

Sete minhoquinhas fazem ginastiquinha

Oito minhoquinhas fazem ginastiquinha

Nove minhoquinhas fazem ginastiquinha

Dez minhoquinhas fazem ginastiquinha

Um minhocão faz ginasticão!



______________________________
Minhoca, minhoca

me dá uma beijoca

não dou, não dou

então eu vou roubar

smack, smack

Minhoco, minhoco

você é mesmo louco

beijou o lado errado

a boca é do outro lado!

___________________________

Fui ao mercado comprar café

veio uma formiguinha e subiu no meu pé

eu sacudí, sacudí, sacudí

mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar mamão

Veio uma formiguinha e subiu na minha mão

Eu sacudí, sacudí, sacudí

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar repolho

veio uma formiguinha e subiu no meu olho

Eu sacudi,sacudí, sacudí

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar um giz

Veio uma formiguinha e subiu no meu nariz

Eu sacudí, sacudí, sacudí

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar batata roxa

Veio uma formiguinha e subiu na minha coxa

Eu sacudí, sacudí, sacudí

Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar jerimum

Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum

Eu sacudí, sacudí, sacudí

Mas a formiguinha não parava de subir

_____________________________________

A formiguinha corta a folha e carrega

quando uma deixa

a outra pega

oh que mistério curioso

uma formiguinha ensinando o preguiçoso!

Deus não quer preguiçoso na escola(2x)

(2x) Porque senão (palmas 3x)

O tempo sobra!

_______________________________




Atirei o pau no gato-to-to

mas o gato-to-to

não morreu-reu-reu

Dona Chica-ca

Admirou-se-se

Do berro, do berro

Que o gato deu

Miau!

Cantar com o nome de outros animais e consequentemente gritar o berro do animal referido:

Atirei o pau na vaca-ca

Mas a vaca-ca

Não morreu-reu-reu

Dona Chica-ca

Admirou-se-se

Do berro, do berro

Que a vaca deu

MU!!

Atirei o pau no pinto-to...Piu!

Atirei o pau na cabra-bra.....Bé!!

Atirei o pau no cachorro-ro...AU!

________________________________

O Jipe do padre deu um furo no pneu (3x)

colamos com chiclete!

Obs: no lugar do "padre"cante o nome das crianças.

___________________________________________________

Havia um elefante que se chama trombinha

que mexe as orelhas chamando a mamãezinha

e a mamãe lhe disse comporte-se trombinha

se não eu vou te dar...

quê? quê?

tchá tchá bem na bundinha!

___________________________________

Pombinha branca que está fazendo?

Lavando roupa pro casamento

vou me lavar

vou me secar

vou pra janela pra namorar

passou um homem de terno branco

chapéu de lado

meu namorado

mandei entrar

mandei sentar

cuspiu na chão!

limpa aí seu porcalhão

tenha mais educação!



___________________________________


( crianças cantam em roda de mÃOS dadas)

3 patinhos na lagoa

foram junto passear

encontraram uma minhoca

e começaram a puxar

oi puxa daqui (as crianças puxam as mãos umas das outras pra si)

oi puxa dali

a minhoca vai partir

partiu !!( soltam as mãos)

_______________________________




Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.

Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.

Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.




Pintinho, pintinho

correu fugiu

pisou na lama escorregou caiu!

Pintinho, pintinho

correu fugiu

pisou na lama escorregou caiu

Dona galinha toda assustada

pegou o pintinho

e deu umas palmadas!!

_____________________________


Era uma casa muito engraçada

não tinha tetom não tinha nada

ninguém podia entrar nela não

porque na casa não tinha chão

ninguém podia dormir na rede

porque na casa não tinha parede

ninguém podia fazer pipi

porque pinico não tinha ali

mas era feita com muito esmero

na rua dos bobos número zero!

________________________________

Música: A Janelinha

A janelinha fecha

Quando está chovendo

A janelinha abre

Se o sol está aparecendo.


Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou


Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.


__________________________


O sapo não lava o pé

Não lava porque não quer

Ele mora lá na lagoa

Não lava o pé porque não quer

Mas que chulé!

_______________________________




Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.
_________________________

Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Dó ré mi fá fá fá
Dó ré ré ré ré
Dó sol fá mi mi mi
Dó ré mi fá fá fá
_____________________________

De abóbora faz melão

De melão faz melancia

Faz doce Sinhá, faz doce Sinhá

Faz doce Sinhá Maria

Quem quiser aprender a dançar

Vai na casa do Juquinha

Ele pula e roda

Ele faz requebradinha!

_______________________________

Seu Lobato tinha um sítio ia, ia, ô

E no seu sítio tinha um cachorrinho ia, ia ô

Era au, au, au pra cá

Era au, au, au pra lá

Era au, au, au pra todo lado ia, ia ô

Cantar com outros bichinhos também: gatinho, pintinho, vaquinha, abelhinha..

_________________________________________


A cobra não tem pé

A cobra não tem mão

Como é que a cobra sobe no pezinho de limão?

Ela vai se enrolando

Vai, vai, vai

Vai se enrolando

no pezinho de limão

___________________________

1, 2, 3 indiozinhos

4, 5, 6 indiozinhos

7, 8, 9 indiozinhos

10 num pequeno bote

Vinham navegando pelo rio abaixo

Quando o jacaré se aproximou

E o pequeno bote de indiozinhos

Quase, quase virou

Mas não virou!

______________________________

Papagaio loro do bico dourado

mande esta cartinha para o meu namorado

se estiver dormindo bata na porta

se estiver acordado

deixa recado!

________________________________

Dona aranha subiu pela parede

Veio a chuva forte e a derrubou

Já passou a chuva

E o sol já vai surgindo

E dona aranha já voltou a subir

Ela é teimosa e desobediente

Sobe, sobe, sobe

Nunca está contente!

___________________________


5 patinhos foram passear

Além das montanhas na beira do mar

A mamãe gritou quá, quá, quá, quá

MAs só 4 patinhos voltaram de lá!

4 patinhos foram passear

Além das montanhas na beira do mar

A mamãe gritou quá, quá, quá, quá

MAs só 3 patinhos voltaram de lá!

3 patinhos foram passear

Além das montanhas na beira do mar

A mamãe gritou quá, quá, quá, quá

MAs só 2 patinhos voltaram de lá!

2 patinhos foram passear

Além das montanhas na beira do mar

A mamãe gritou quá, quá, quá, quá

MAs só 1 patinho voltaram de lá!

A mamãe patinha foi procurar

Além das montanhas na beira do mar

A mamãe gritou quá, quá, quá quá

E 5 patinhos voltaram de lá!

_______________________________

Fui morar numa casinha-nha

Infestada-da de capim-pim

Saiu de lá-lá-lá

Uma lagartixa-xa

Olhou pra mim

Olhou pra mim e fez assim:

Smack, Smack!

_______________________________

Se você está contente, dê risadas (2x)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente

Se você está contente dê risadas

Se você está contente, bata palmas (2x)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente

Se você está contente bata palmas

Se você está contente, bata o pé (2x)

Se você está contente e quer mostrar a toda gente

Se você está contente bata o pé!

_____________________________________

Eu tirei o dó da minha viola

Da minha viola eu tirei o dó

Dormir é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)

Eu tirei o ré da minha viola

Da minha viola eu tirei o ré

Recreio é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)


Eu tirei o mi da minha viola

Da minha viola eu tirei o mi

Mingau é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)

Eu tirei o fá da minha viola

Da minha viola eu tirei o fá

Falar é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)

Eu tirei o sol da minha viola

Da minha viola eu tirei o sol

Sorrir é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)


Eu tirei o lá da minha viola

Da minha viola eu tirei o lá

Laranja é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)


Eu tirei o si da minha viola

Da minha viola eu tirei o si

Silêncio é muito bom, é muito bom (2x)

É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)


_________________________________________________________


Havia um pastorzinho

Que andava a pastorear

Saiu de sua casa

e pôs-se a cantar

Dó, ré, mi, fá, fá, fá,

Dó, ré, dó, ré, ré, ré

Dó, sol, fá, mi, mi, mi

Dó, ré, mi, fá, fá, fá

Nenhum comentário:

Postar um comentário