A Música na Educação Infantil
Cada um dos aspectos ou elementos da música corresponde a um aspecto humano específico, ao qual mobiliza com exclusividade ou mais intensamente: o ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade; a ordem ou a estrutura musical (na harmonia ou na forma musical) contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental no homem.
2.1. O QUE É MUSICALIZAÇÃO ?
Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, da seguinte forma:
Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.
Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Desenvolvimento sócio-afetivo: a criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros. Nesse processo a auto-estima e a auto-realização desempenham um papel muito importante. Através do desenvolvimento da auto-estima ela aprende a se aceitar como é, com suas capacidades e limitações. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.
É importante salientar a importância de se desenvolver a escuta sensível e ativa nas crianças. Mársico (1982) comenta que nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por isso, é fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.
As atividades de exploração sonora devem partir do ambiente familiar da criança, passando depois para ambientes diferentes. Por exemplo, o educador pode pedir para que as crianças fiquem em silêncio e observem os sons ao seu redor, depois elas podem descrever, desenhar ou imitar o que ouviram. Também podem fazer um passeio pelo pátio da escola para descobrir novos sons, ou aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada lugar.
O educador também pode gravar sons e pedir para que as crianças identifiquem cada um, ou produzir sons sem que elas vejam os objetos utilizados e pedir para que elas os identifiquem, ou descubram de que material é feito o objeto (metal, plástico, vidro, madeira) ou como o som foi produzido (agitado, esfregado, rasgado, jogado no chão). Assim como são de grande importância as atividades onde se busca localizar a fonte sonora e estabelecer a distância em que o som foi produzido (perto ou longe). Para isso o professor pode pedir para que as crianças fiquem de olhos fechados e indiquem de onde veio o som produzido por ele, ou ainda, o professor pode caminhar entre os alunos utilizando um instrumento ou outro objeto sonoro e as crianças vão acompanhando o movimento do som com as mãos.
"Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade.
é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar". Villa-Lobos
O Palhaço Autor: Raquel Martins | Músicas Infantis
O Palhaço
Eu fiz o meu palhaço
Com o dedo na areia
Ficou tão engraçado
Cara de lua cheia
Os olhos a sorrir
E uma boca muito grande
Nariz muito comprido
Parece um elefante, parece um elefante.
Na cabeça uma cartola,
E as mãos que lindas são
Eu pus-me olhar para ele
E disse olá estás bom,
E disse olá estás bom, estás bom.
___________________________________________
Eu vou contar a história do palhacinho Pimpão
Era um palhaço engraçado que só mexia com a mão
Tra lá lá lá lá, tra lá lá lá lá
Era um palhaço engraçado que só mexia com a mão!
É parecida a história do palhacinho Zezé
era um palhaço engraçado que só mexia com o pé
Tra lá lá lá lá, tra lá lá lá lá
era um palhaço engraçado que só mexia com o pé
É engraçada a história do palhacinho zum zum
era um palhaço engraçado que só mexia o bumbum
Tra lá lá lá lá, tra lá lá lá lá
era um palhaço engraçado que só mexia o bumbum!
________________________________________________
Jacaré foi a cidade
Não sabia o que comprar
Comprou uma cadeira velha
Pra comadre se sentar
A comadre se sentou
A cadeira esborrachou
Jacaré ficou chorando o dinheiro que gastou!
_____________________________________________
Jacaré passeando na lagoa (3x)
Viu um peixinho
Abriu a boquinha
1, 2, 3, nhac!
___________________________________________
Eu conheço um Jacaré
Que gosta de comer
Esconda as suas mãozinhas
Senão o Jacaré
Come suas mãozinhas e o dedão do pé!
Obs: Vá cantando e falando as demais partes do corpo...
______________________________________________
Eu fiquei sabendo agora
que a baleia é de assustar!
Ela tem uma boca desse tamanho
pra comer os peixinhos do mar
Mas eu sei de um peixinho
que ela não come não
ela não come a sardinha
porque não sabe abrir a latinha!
_________________________________________
Uma minhoquinha faz ginastiquinha
Duas minhoquinhas fazem ginastiquinha
Três minhoquinhas fazem ginastiquinha
Quatro minhoquinhas fazem ginastiquinha
Cinco minhoquinhas fazem ginastiquinha
Um minhocão faz ginasticão!
Seis minhoquinhas fazem ginastiquinha
Sete minhoquinhas fazem ginastiquinha
Oito minhoquinhas fazem ginastiquinha
Nove minhoquinhas fazem ginastiquinha
Dez minhoquinhas fazem ginastiquinha
Um minhocão faz ginasticão!
______________________________
Minhoca, minhoca
me dá uma beijoca
não dou, não dou
então eu vou roubar
smack, smack
Minhoco, minhoco
você é mesmo louco
beijou o lado errado
a boca é do outro lado!
___________________________
Fui ao mercado comprar café
veio uma formiguinha e subiu no meu pé
eu sacudí, sacudí, sacudí
mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar mamão
Veio uma formiguinha e subiu na minha mão
Eu sacudí, sacudí, sacudí
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar repolho
veio uma formiguinha e subiu no meu olho
Eu sacudi,sacudí, sacudí
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar um giz
Veio uma formiguinha e subiu no meu nariz
Eu sacudí, sacudí, sacudí
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar batata roxa
Veio uma formiguinha e subiu na minha coxa
Eu sacudí, sacudí, sacudí
Mas a formiguinha não parava de subir
Fui ao mercado comprar jerimum
Veio uma formiguinha e subiu no meu bumbum
Eu sacudí, sacudí, sacudí
Mas a formiguinha não parava de subir
_____________________________________
A formiguinha corta a folha e carrega
quando uma deixa
a outra pega
oh que mistério curioso
uma formiguinha ensinando o preguiçoso!
Deus não quer preguiçoso na escola(2x)
(2x) Porque senão (palmas 3x)
O tempo sobra!
_______________________________
Atirei o pau no gato-to-to
mas o gato-to-to
não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca
Admirou-se-se
Do berro, do berro
Que o gato deu
Miau!
Cantar com o nome de outros animais e consequentemente gritar o berro do animal referido:
Atirei o pau na vaca-ca
Mas a vaca-ca
Não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca
Admirou-se-se
Do berro, do berro
Que a vaca deu
MU!!
Atirei o pau no pinto-to...Piu!
Atirei o pau na cabra-bra.....Bé!!
Atirei o pau no cachorro-ro...AU!
________________________________
O Jipe do padre deu um furo no pneu (3x)
colamos com chiclete!
Obs: no lugar do "padre"cante o nome das crianças.
___________________________________________________
Havia um elefante que se chama trombinha
que mexe as orelhas chamando a mamãezinha
e a mamãe lhe disse comporte-se trombinha
se não eu vou te dar...
quê? quê?
tchá tchá bem na bundinha!
___________________________________
Pombinha branca que está fazendo?
Lavando roupa pro casamento
vou me lavar
vou me secar
vou pra janela pra namorar
passou um homem de terno branco
chapéu de lado
meu namorado
mandei entrar
mandei sentar
cuspiu na chão!
limpa aí seu porcalhão
tenha mais educação!
___________________________________
( crianças cantam em roda de mÃOS dadas)
3 patinhos na lagoa
foram junto passear
encontraram uma minhoca
e começaram a puxar
oi puxa daqui (as crianças puxam as mãos umas das outras pra si)
oi puxa dali
a minhoca vai partir
partiu !!( soltam as mãos)
_______________________________
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.
Pintinho, pintinho
correu fugiu
pisou na lama escorregou caiu!
Pintinho, pintinho
correu fugiu
pisou na lama escorregou caiu
Dona galinha toda assustada
pegou o pintinho
e deu umas palmadas!!
_____________________________
Era uma casa muito engraçada
não tinha tetom não tinha nada
ninguém podia entrar nela não
porque na casa não tinha chão
ninguém podia dormir na rede
porque na casa não tinha parede
ninguém podia fazer pipi
porque pinico não tinha ali
mas era feita com muito esmero
na rua dos bobos número zero!
________________________________
Música: A Janelinha
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.
Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou
Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.
__________________________
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!
_______________________________
Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.
_________________________
Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Dó ré mi fá fá fá
Dó ré ré ré ré
Dó sol fá mi mi mi
Dó ré mi fá fá fá
_____________________________
De abóbora faz melão
De melão faz melancia
Faz doce Sinhá, faz doce Sinhá
Faz doce Sinhá Maria
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa do Juquinha
Ele pula e roda
Ele faz requebradinha!
_______________________________
Seu Lobato tinha um sítio ia, ia, ô
E no seu sítio tinha um cachorrinho ia, ia ô
Era au, au, au pra cá
Era au, au, au pra lá
Era au, au, au pra todo lado ia, ia ô
Cantar com outros bichinhos também: gatinho, pintinho, vaquinha, abelhinha..
_________________________________________
A cobra não tem pé
A cobra não tem mão
Como é que a cobra sobe no pezinho de limão?
Ela vai se enrolando
Vai, vai, vai
Vai se enrolando
no pezinho de limão
___________________________
1, 2, 3 indiozinhos
4, 5, 6 indiozinhos
7, 8, 9 indiozinhos
10 num pequeno bote
Vinham navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote de indiozinhos
Quase, quase virou
Mas não virou!
______________________________
Papagaio loro do bico dourado
mande esta cartinha para o meu namorado
se estiver dormindo bata na porta
se estiver acordado
deixa recado!
________________________________
Dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Já passou a chuva
E o sol já vai surgindo
E dona aranha já voltou a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe
Nunca está contente!
___________________________
5 patinhos foram passear
Além das montanhas na beira do mar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
MAs só 4 patinhos voltaram de lá!
4 patinhos foram passear
Além das montanhas na beira do mar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
MAs só 3 patinhos voltaram de lá!
3 patinhos foram passear
Além das montanhas na beira do mar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
MAs só 2 patinhos voltaram de lá!
2 patinhos foram passear
Além das montanhas na beira do mar
A mamãe gritou quá, quá, quá, quá
MAs só 1 patinho voltaram de lá!
A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas na beira do mar
A mamãe gritou quá, quá, quá quá
E 5 patinhos voltaram de lá!
_______________________________
Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de capim-pim
Saiu de lá-lá-lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack, Smack!
_______________________________
Se você está contente, dê risadas (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente dê risadas
Se você está contente, bata palmas (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente bata palmas
Se você está contente, bata o pé (2x)
Se você está contente e quer mostrar a toda gente
Se você está contente bata o pé!
_____________________________________
Eu tirei o dó da minha viola
Da minha viola eu tirei o dó
Dormir é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
Eu tirei o ré da minha viola
Da minha viola eu tirei o ré
Recreio é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
Eu tirei o mi da minha viola
Da minha viola eu tirei o mi
Mingau é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
Eu tirei o fá da minha viola
Da minha viola eu tirei o fá
Falar é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
Eu tirei o sol da minha viola
Da minha viola eu tirei o sol
Sorrir é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
Eu tirei o lá da minha viola
Da minha viola eu tirei o lá
Laranja é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
Eu tirei o si da minha viola
Da minha viola eu tirei o si
Silêncio é muito bom, é muito bom (2x)
É bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom , é bom (2x)
_________________________________________________________
Havia um pastorzinho
Que andava a pastorear
Saiu de sua casa
e pôs-se a cantar
Dó, ré, mi, fá, fá, fá,
Dó, ré, dó, ré, ré, ré
Dó, sol, fá, mi, mi, mi
Dó, ré, mi, fá, fá, fá
Nenhum comentário:
Postar um comentário